21 de agosto de 2008

Randy Pausch

Quando eu tinha quatorze anos (1991) quase todo mundo me perguntava porque eu fazia aulas de inglês. Eu estudava no Senai no período integral, frequentava as aulas normais a noite, e ainda acordava cedo para estar na aula de inglês, às oito da manhã em pleno sabadão. Naquela época nenhuma empresa (nem na qual eu trabalhava - multinacional de grande porte) exigia o inglês. Podia se falar que era um luxo, ou, perda de tempo, ou, dinheiro "jogado fora", ou como alguns me diziam: boiolice...
Naquela época eu aprendi bem e com o tempo esqueci o resto (quando eu entrei na universidade eu parei de estudar inglês). Aprendi a ler por causa dos livros que eu consultava, mas eu não sabia falar ou entender o que me falavam. Hoje, qualquer emprego exige o inglês. Daqui a pouco, vão exigir pra todo mundo e depois fingir que não existe português. Espero que não - vou deixar o sacarsmo de lado.

O que eu quero falar é que desde 1991 muitos me reprovaram, outros me zuaram (estudar em escolas de meninos aos quatorze anos não é tão fácil assim).
Eu não tenho a menor idéia do que aqueles caras que me zuavam fazem hoje em dia, e nem tenho contato desde que nos formamos. (1993)
Mas se eu pudesse voltar ao tempo eu diria pra eles que valeu a pena eu ter estudado inglês e muito. Não só por causa de emprego. Até porque eu me tornei Artista Plástico (muitos dizem "pelas costas, é claro!", nos dias de hoje, que não faço nada - mas também não dou ouvidos pra isso). Aprendi isso desde muito jovem: "não dê ouvidos para as pessoas que fazem pouco ou quase nada..."
Mas valeu a pena ter estudado inglês por mim. Eu aprendi pra mim, e eu sempre fui o único interessado.

E hoje eu assiste a última aula (ministrada em setembro de 2007) de Randy Pausch um professor de ciência da computação que em setembro de 2006 diagnosticou um câncer terminal e morreu no dia 25 de julho deste ano aos 47 anos.

É uma excelente aula, uma mensagem de esperança e superação.
O que meu inglês tem haver com isso? A palestra é em inglês: por isso, se eu me perguntasse se aprender inglês vale a pena, se meu esforço valeu a pena? Eu digo com todo o meu coração aberto. SIM, VALEU!!!

Obrigado Randy Pausch pela sua mensagem.

Assistam o video, vale a pena...


Nenhum comentário:

 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.