22 de agosto de 2011

Ilusão Incrível


Por que estou postando esse vídeo? Simples, lembrei-me dos livros de perspectivas que estudei, e também dos livros de "como nosso cérebro nos engana através dos olhos" ou algo assim. Mas quando eu os li não havia vídeos de fácil acesso, não existia o "youtube". Pois bem, a ilusão abaixa foi publicada pelo professor Edward H. Adelson do MIT em 1955 e ganhou nova roupagem.




Depois de ver o vídeo fica ainda mais confuso e a pergunta surge: como?


Simples, parece que os quadrados A e B são diferentes mas eles tem o mesmo tom de cinza e quando juntamos as duas faixas de cinza da mesma tonalidade aos quadrados A e B torna-se aparente que ambos tem a mesma tonalidade.

Ainda não acredita? Tem algo sorrateiro acontecendo?

A chave está na sombra do cilindro e no como nosso pobre cérebro processa a luz. A sombra escurece os quadrados centrais, mas ainda parece claro no quadrado "B" na cor devido ao contraste com os quadrados vizinhos mais escuros. Nosso cérebro é tão enganado por esse contraste que é difícil perceber que o quadrado claro "B" na sombra tem o mesmo tom absoluto com o quadrado escuro "A" de fora.

É por isso que como pintor encontro problemas na hora que estou trabalhando, e por causa de problemas com cores e matizes algumas telas já demoraram mais de dois anos para serem finalizadas, mas com a prática a solução sempre fica mais pontual. Sem falar que são os "problemas" na pintura que me deixam mais empolgados para continuar trabalhando.
A busca por novas resoluções... sempre...

Nenhum comentário:

 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.