16 de junho de 2008

Zôo e Lógica


Fazer um passeio pelo o Zôo ainda continua sendo uma boa opção para um bom passeio. Em geral eu gostei. Cheguei ao Zôo com ele abrindo e pude constatar a limpeza do mesmo bem como dos banheiros. Me senti confortável.
Os animais aparentemente bem cuidados e suas jaulas limpas.

Mas as horas foram passando e meu olhar se aprimorando. Não conseguia ver os animais somente ali, parados me olhando com a mesma cara de interrogação: “O que eles fazem ali?” Tanto eu, como os animais.
Por mais dos bem tratados animais que estão ali, a maioria me olhava pedindo socorro com aqueles olhares perdidos e distantes...
Muitos deles nunca sequer conheceram a vida selvagem e com certeza morrerão sem conhecer. Mas observando-os bem, pude perceber que mesmo não conhecendo além daquelas grades, no fundo deles, com certeza sabem que falta alguma coisa. Eu sei o que é... a mata e o seu espaço; o direito de ir e vir deles.
Será que somente eu percebo as tristezas deles? E o pior, não posso nem sequer pensar em libertá-los. Por quê? Pra eles não morrerem nas mãos do desmatamento e da poluição.
E, sou eu que os prendo ali dentro, sou eu que os privo da sua liberdade. Por que eu? Porque sou eu que necessito de comida e coisas materiais mais do que a minha necessidade básica. E você acha que estou viajando? Mas essa é a verdade...
Pra pior, a educação do nosso povo vem piorando. Como podem ainda jogar comida aos bichos? Eu vi.
Como um cara pode pegar o seu filho de seis, sete anos e pular por cima da grade e levá-lo dois passos pra frente para ver os rinocerontes. Quando contestado pelos seus próprios amigos ou familiares para não fazer aquilo se não os seguranças o expulsariam do parque o mesmo respondeu quase que brigando com o pessoal: “tá pra nascer alguém para me tirar daqui de dentro! Ninguém é louco de me relar a mão!” mas felizmente ou infelizmente, nem um segurança por perto.
E o mais triste de tudo, encontrei o parque limpo às nove horas da manhã e o deixei imundo às duas horas da tarde; sem ao menos jogar uma sujeira que seja... ao chão...

Um comentário:

Anônimo disse...

ne yorum yapıyım bilmiyorum

 
Copyright © 2007-2011. Éder RoolT.

Todos os direitos reservados.